Como fazer um diagnóstico do meu marketing
Olá visionários !
Para quem leu o meu artigo anterior, sabe que aqui na SATORE, o cliente passa pela fase 1, que é onde fazemos o DIAGNÓSTICO do negócio, é uma visão 360º do relacionamento da marca com os clientes e possíveis clientes. Com isso, resolvi preparar algumas dicas básicas e simples para você fazer um diagnóstico do seu negócio neste período de quarentena. Vamos lá:
- Você está no Google?
• Abra o Google e procure o nome da sua empresa ou da sua marca, assim que você fizer a busca, veja se está aparecendo no Google Maps, se as informações estão corretas: telefone, endereço, horário, website. Se você ver alguma coisa errada ou informações que você poderia atualizar e incluir, já faça isso! Se o seu negócio não está aparecendo, inclua imediatamente – Quem não está no Google, não existe. Veja o exemplo abaixo:
2. Check up das informações:
• Nas redes sociais, veja se as informações básicas estão corretas ou utilize o tempo agora para reescrever a sua biografia, o que o seu negócio oferece. Inclua o telefone de contato, website, endereço. Se utilizar o Linkedin como a sua rede social, atualize os cursos que você realizou recentemente ou a sua biografia. Segue abaixo o exemplo no Instagram:
3. Lista de transmissão no Whatsapp:
• No Whatsapp, faça uma lista de transmissão para manter o relacionamento com os seus clientes e quem poderia ser o seu possível cliente. Conhece aquela frase “Quem não é visto, não é lembrado.”? Pois é, não caia no esquecimento agora, pode ter certeza que está acontecendo novas conexões e muitos negócios já estão sendo reinventados, então utilize bem a Lista de transmissão, que é a ferramenta mais próxima de relacionamento que você tem com os seus clientes e possíveis clientes. Essa é a ferramenta com 100% de garantia de entrega. Não abuse da ferramenta, selecione BEM o conteúdo que você entregará. Não envie mensagens de bom dia ou mensagens de corrente da sorte, utilize a favor do seu negócio, entregue informações que a sua lista gostaria de obter ali de forma fácil e simples referente ao que você oferece.
*Para quem não sabe, a Lista de transmissão do Whatsapp é um grupo de contatos que você cria, que possibilita que você envie uma mensagem para todos estes contatos ao mesmo tempo, ao invés de você enviar uma mensagem de contato em contato, você envia de uma vez só. Importante citar que você cria a lista e a mensagem é enviada individualmente, diferente de um grupo no Whatsapp que todo mundo lê e responde na mesma mensagem.
4. Quem é o seu cliente ideal? Criando o persona…
• Defina o seu público-alvo, comece respondendo a pergunta: Quem é o seu cliente ideal? Como ele é? Idade, interesses, hábitos, necessidades, estilo de vida, etc. Aqui você já estará traçando o seu persona.
5. Estratégia de comunicação
• Depois de criado o seu persona, olhe para a comunicação do seu negócio e veja se dá MATCH. A comunicação está coerente com o seu persona? Está falando com o seu cliente ideal? Se sim, ótimo! Se não, recrie toda a comunicação da sua marca focada no seu público-alvo.
Deixe as PERGUNTAS fluirem nesta fase e escute-as, não ignore! Faça uma análise do seu negócio bem cirúrgica agora e crie, crie muito! Inove. Não deixe a energia abaixar e nem dê férias para a sua marca, mantenha-a ATIVA!
Se você precisar de alguma ajuda em uma das dicas acima, estou à disposição para ajudá-lo. É só clicar aqui e me chamar! 😉